Edit Content
Fique em contato conosco

Deixe sua solicitação aqui

Blog da Sima

Veja novas notícias e novidades postadas toda semana aqui.

0
+
Corporation Partner

Lorem ipsum dolor.

Compartilhe o Post :

Tabela de Temporalidade

A Tabela de Temporalidade, um dos instrumentos da gestão de documentos, permite proceder o descarte seguro de documentos corporativos.

Sabe-se que o gerenciamento de grandes volumes de massas documentais se constitui em um dos maiores problemas das empresas e que é preciso a aplicação de métodos e técnicas para gerenciar e criar padrões de arquivamento desses documentos.

Todo documento, seja ele físico ou virtual, possui seu ciclo vital que são as fases: corrente, intermediária e permanente. Essas fases são definidas de acordo com o valor de cada documento e a frequência com que o mesmo é utilizado pelos usuários da empresa.

Arquivos correntes: está relacionado aos documentos que são utilizados frequentemente, sendo necessário que os mesmos permaneçam junto à organização.

– Arquivos intermediários: nessa fase os arquivos ainda são necessários à organização, mas o seu uso é com menor frequência, então podem ser armazenado em outro local, mas a disposição dos usuários.

Arquivo permanente: aqueles que devem ser mantidos, por ser a memória da organização, mas que não possuem mais utilidade aos setores da empresa. Possui um valor probatório e histórico, é a memória da empresa, sendo necessária sua guarda permanente. Esses documentos podem ser arquivados em um depósito fora da empresa.

Considera-se importante, neste processo, a avaliação correta de documentos, baseada em normas e leis que fundamentem a guarda e o descarte adequado, sem perda ou prejuízo de serem descartados documentos com valor legal ou fiscal.

Ao manter um arquivo organizado, de acordo com a tabela de temporalidade, os documentos ficam mais fáceis de serem localizados, quando necessário.

Ter uma Política de Gestão de Documentos que contemple a Tabela de Temporalidade permitirá manter organizados os espaços físico e virtual, impactarando na fluidez dos setores e processos, na economia de tempo para recuperar um documento ou arquivo, e até mesmo em questões financeiras dentro das empresas.

Para identificar todas essas fases, assim como o tempo de guarda e de descarte de cada tipo de documento ou arquivo, faz-se necessário observar as normas vigentes disponíveis no Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ.

O Conselho Nacional de Arquivos é o órgão que regulamenta todas as normas e disposições, de arquivo, para que possamos adequar a empresa e seus respectivos documentos para atender aos dispositivos legais. E a tabela de temporalidade é um dos instrumentos utilizados para alcançar esses objetivos.

Receba Novidades. Insira seu e-mail para receber novidades e dicas exclusivas da Sima Gestão!

Faça seu Orçamento

Arquivos
Veja Mais

Últimos Posts