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Digitalização de documentos: o case HC-COOP

organização de arquivos

Você sabia que 81% de todos os estabelecimentos de saúde do país vem utilizando algum sistema eletrônico para acessar os dados dos pacientes e clientes? Fato é que hospitais e clínicas de saúde armazenam muitos arquivos e documentos, de forma que a área de saúde é um dos segmentos que mais dependem de uma boa gestão documental. Esse fato levou a digitalização de prontuários médicos a ser uma das maiores necessidades do segmento no país, com muitos locais buscando cada vez mais a aplicação dessa tecnologia para a organização de arquivos e documentos.

Hoje você vai ver como a HC-COOP, através do serviço oferecido pela Sima Gestão, utilizou a digitalização de documentos como ferramenta para organizar seus prontuários e obteve resultados como acesso rápido às informações e, consequentemente, um melhor fluxo de trabalho diário.

Quer descobrir como a digitalização de documentos pode ser utilizada em instituições de saúde? Continue lendo para conhecer o case da HC-COOP

 Imagine uma cooperativa médica que precisa organizar e preservar todos os prontuários de todos os pacientes atendidos. E se eu te disser que essa cooperativa conta com 29 funcionários, 23 convênios, 1.400 cooperados e uma média de 5.000 pacientes atendidos por mês e que todos os documentos são guardados de forma não digital em um espaço físico? Parece um desafio impossível, não é? Pois essa era a realidade da HC-COOP (Cooperativa de Trabalho dos Médicos do Hospital das Clínicas da UFMG).

Diante desse cenário insustentável a longo prazo, visto que o número de prontuários aumenta diariamente, a HC-COOP iniciou uma busca por uma estratégia de organização e preservação de Prontuários de Pacientes (PP) ativos e inativos e chamou a Sima Gestão para ajudá-los nesse processo que compartilhamos agora com você.

A HC-COOP

A HC-COOP é uma cooperativa especializada em repassar honorários médicos, organizar pagamentos e oferecer auxílio jurídico e contábil aos cooperados.

Inicialmente fundada para ser uma interface entre Hospital das Clínicas e os médicos que nele trabalhavam, teve seu número de convênios expandido após ter fechado contrato com várias operadoras, inaugurado a Clínica de Especialidades Médicas HC-COOP e posteriormente fundado sua sede própria.

Depois de 20 anos de funcionamento, com um crescimento considerável no número de cooperados e pacientes atendidos, a HC-COOP chegou a armazenar cerca de 200 mil prontuários em uma área de 30m2!

Essa questão era problemática por vários motivos, mas os principais eram:

1) esse espaço poderia ser usado para o atendimento aos pacientes, gerando mais receita para a HC-COOP, mas como depósito ele estava fazendo justamente o contrário, gerando apenas custos com a preservação dos documentos e a manutenção do espaço.

2) a quantidade imensa de documentos tornava a organização muito difícil, de forma que quando era preciso consultar algum prontuário antigo, o tempo necessário para localizá-lo era muito grande.

E o problema não parava de crescer, visto que os prontuários apresentavam um crescimento exponencial em seu volume e quantidade, o que obrigava a HC-COOP a expandir permanentemente sua área de armazenamento.

Buscando então alternativas para diminuir o número de prontuários físicos, a HC-COOP contratou a Sima Gestão em abril de 2018 para desenvolver o projeto de digitalização de prontuários.

Mas antes de contar como foi a digitalização de prontuários na HC-COOP, vamos conferir algumas características específicas da digitalização de documentos na área da saúde.

Digitalização de prontuários médicos: o que diz a lei?

A digitalização e organização de documentos e arquivos de natureza hospitalar é regulamentada pela Lei 13.787/2018. A legislação permite a destruição dos arquivos físicos já digitalizados, mas mantém o tempo de guarda de 20 anos, de forma que os arquivos digitais precisam ser preservados por todo este período e precisam cumprir alguns requisitos para ter validade legal.

Dentre o disposto na lei, podemos destacar que a digitalização deve ser feita de forma a garantir que:

  1. a integridade, a confidencialidade e a autenticidade dos dados sejam dispostas adequadamente através da digitalização.
  2. todos os dados digitalizados estejam condizentes com documento original.
  3. durante o processo de digitalização se utilizará o certificado digital emitido no âmbito da ICP-Brasil, que é a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras, ou ainda dentro de algum outro padrão legalmente aceito.
  4. antes da destruição dos documentos originais, será feita uma análise obrigatória de uma comissão de revisão.
  5. a comissão contratada deverá constatar e validar a integridade dos documentos originais, avaliando a necessidade de eliminação definitiva.
  6. os documentos com valor histórico devem ser analisados e identificados para preservação, de acordo com a Legislação Arquivística.

Embora a lei seja posterior ao início da digitalização dos prontuários na HC-COOP, a Sima Gestão já conta com um padrão de boas práticas na digitalização e organização de arquivos e documentos que muito se assemelha ao exigido pela legislação, de forma que foram necessárias poucas adaptações ao projeto após a aprovação da Lei 13.787/2018.

Agora vamos voltar ao case da HC-COOP e ver como foi a digitalização dos prontuários.

Como foi o processo de digitalização de prontuários na HC-COOP?

Primeiramente, foi preciso retirar os documentos da HC-COOP e levá-los para a Sima Gestão. Esse processo é feito por uma equipe especializada, pois os documentos precisam ser embalados e armazenados de forma a não se perderem nem sofrerem danos durante o transporte.

A seguir, vamos descrever as 5 fases do processo de digitalização de prontuários médicos:

1 – Preparação

Neste momento, os documentos são preparados para a digitalização. É feita a remoção de grampos, clipes, fitas adesivas e outros objetos que estejam junto aos prontuários.

Também é preciso desamassar os papéis, restaurar páginas rasgadas, tratar documentos ilegíveis e demais procedimentos necessários para garantir a qualidade da digitalização e preservar o documento original ao passá-lo pelo scanner.

2 – Digitalização

Esta é a hora de passar os documentos no scanner e convertê-los para os formatos desejados, como PDF e OCR.

3 – Conferência

Após a digitalização pelo scanner, é feita uma auditoria da qualidade da digitalização. Verificamos se todos os documentos estão legíveis e dentro dos padrões de qualidade esperados.

4 – Indexação

Como esse documento será nomeado? A resposta para esta pergunta depende do tipo de documento e das necessidades de cada negócio. Os documentos podem ser nomeados por nome, número etc. No caso da HC-COOP, por se tratar de prontuários médicos, optou-se por nomeá-los por número e nome de paciente.

5 – Entrega dos documentos

Esse é o momento de disponibilizar os documentos, o que pode ser feito via HD Externo ou através da Nuvem, conforme as necessidades de cada cliente. A HC-COOP optou pelo acesso em nuvem através do nosso sistema de Gestão Eletrônica de Documentos Alfresco, que possibilita o acesso aos documentos em diferentes localidades, a qualquer hora do dia, com rapidez e facilidade.

Quais os resultados da digitalização de documentos hospitalares?

Depois de todo esse processo, a digitalização dos prontuários gerou uma série de vantagens à HC-COOP, tais como:

  • diminuição de custos com papel;
  • maior facilidade nas tomadas de decisão;
  • acesso simultâneo em localidades diferentes;
  • restrições e controle de acesso;
  • diminuição do volume de papel e descarte de armazenagem física;
  • indexação documental;
  • melhora no atendimento ao cliente;
  • respostas rápidas e precisas;
  • sustentabilidade ambiental;
  • localização segura da documentação e gestão facilitada;
  • proteção contra sinistros e acidentes, como arquivos incendiados, entre outros.

Se você se identificou com a HC-COOP, se sente que o espaço físico do hospital está superlotado de papel e também quer melhorar o desempenho hospitalar da sua instituição, é hora de receber ajuda da digitalização documental!

Por que a Sima gestão?

A Sima Gestão conta com mais de 15 anos de experiência com clínicas médicas no segmento de Gestão Eletrônica de Documentos e mais de 18 milhões de imagens processadas e digitalizadas.

Nós podemos te ajudar no desenvolvimento de um projeto de digitalização de documentos e prontuários importantes, através de:

  • projetos customizados de acordo com as necessidades;
  • execução do projeto e dos serviços de digitalização in company ou em nossa própria empresa;
  • facilidade no pagamento;
  • hospedagem dos dados na nuvem ou no servidor hospitalar;
  • pessoal experiente para processamento dos dados e digitalização.

Quer saber como podemos ajudar sua empresa a alcançar resultados com essa tecnologia? Entre em contato e agende uma avaliação.

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