Já falamos bastante por aqui (e em todos os nossos canais de contato e mídias sociais) sobre as bibliotecas digitais, certo?
Então, para exemplificar melhor (e não mostrar apenas a teoria), decidimos trazer um case de sucesso do nosso trabalho com bibliotecas digitais.
Mas, primeiro – O QUE É MESMO A BIBLIOTECA DIGITAL?
Uma biblioteca digital é um acervo de livros disponibilizados virtualmente aos seus usuários.
Parece até meio óbvio, levando em consideração o seu nome. Mas, a verdade é que uma biblioteca digital tem mais abrangência do que podemos imaginar.
Por exemplo, o fato de a biblioteca digital apresentar esse formato online faz com que as limitações físicas de uma biblioteca convencional são suprimidas.
Isso significa, de forma mais resumida, que, em sua versão virtual, a biblioteca não tem limitação de espaço físico para a ampliação de acervo.
Além disso, existe a permissão de acesso simultâneo da mesma obra por diversos usuários e não demanda deslocamentos, podendo ser acessada a qualquer momento ou local (desde que haja internet).
Nessa situação não acontecem intercorrências e prejuízos, como perdas ou furtos de livros ou mesmo filas de espera para acessar determinada obra mais disputada. Dentre as vantagens, também podemos destacar que diversos processos são facilitados tanto para o usuário como para a administração, por exemplo a busca de livros, manutenção e gestão.
E COMO FICOU A LINK SCHOOL OF BUSINESS NESSE PROCESSO?
A Faculdade Link é uma instituição voltada para formação de bacharéis em Administração, com ênfase em empreendedorismo.
Para desenvolver sua biblioteca digital, o principal foco era oferecer todo o acervo necessário para a realização das atividades e pesquisas dos alunos – além dos demais membros da coordenação técnica e administrativa.
Além disso, era importante que todos os usuários tivessem acesso a divulgações dos recursos informacionais.
Dessa forma, todo o acervo da Link foi catalogado e pensado em uma usabilidade autônoma (por parte dos usuários) – sem retirar o importante papel do bibliotecário como referência.
Ou seja, toda a biblioteca da Link foi criada com base na RES 240 – que enfatiza o papel do bibliotecário na gestão.
Dessa forma, além da biblioteca da Link ser gerenciada por esse profissional, ela observa o cumprimento das normas e padrões biblioteconômicos no gerenciamento, curadoria e preservação de seu acervo, e na oferta de produtos e serviços. Além de adotar recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva.
Pensando no acervo, a biblioteca da Link seguiu os mesmos passos de um acervo físico:
• Primeiramente, consultamos quais são as obras essenciais com foco em garantir que todos os alunos tenham acesso a toda a bibliografia obrigatória de todas as disciplinas dos cursos;
• Logo após, levantamos quais são as obras não obrigatórias, porém, complementares – que são úteis na jornada do aluno e acabam por contribuir em sua formação.
Ou seja, tudo, na biblioteca digital da Link, foi pensado de acordo com o acervo, a marca e a usabilidade do usuário.
Dessa forma, temos um resultado magnífico de entrega.
Que tal levar a biblioteca digital para o seu ambiente?
Entre em contato!