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Como fazer a Digitalização de Documentos

A digitalização de documentos é a solução para as empresas que produzem uma grande quantidade de documentos em papel, e não sabem mais o que fazer com eles. Muitas empresas de pequeno e grande porte têm utilizado a solução para organizar a sua papelada e mantê-la segura.

O Brasil é um dos países mais burocráticos em se tratando da documentação de empresas, logo não é recomendado se desfazer deles por, no mínimo, dez anos, pois podem ser solicitados em algum momento como forma de comprovação.

Acompanhe abaixo, mais informações sobre a digitalização de documentos:

O Que é a Digitalização de Documentos?

 

A digitalização de documentos se caracteriza por ser o processo em que um documento em estado físico, ou seja, em papel que é convertido para o formato digital. Para fazer a digitalização de documentos são usadas ferramentas eletrônicas imprescindíveis para atividade como um software digitalizador e um scanner.

As empresas de grande porte passaram a investir na digitalização dos documentos com maior frequência a partir dos anos 90, quando a tecnologia se tornou mais acessível e possibilitou o agrupamento de informações no formato digital. A digitalização de documentos é feita por fases, reunindo os dados em mídias e softwares de gestão, que possuem capacidade para comportar até 15 mil páginas de informações.

Como é feita a Digitalização de Documentos:

 

A digitalização de documentos visa oferecer organização e segurança para as empresas, para que isso seja viável ela é dividida em fases. Conheça a seguir, as etapas da digitalização de documentos:

 

Preparação dos documentos:

Quando a empresa acumula muitos documentos e os guarda por bastante tempo em um ambiente com condições inadequadas, a tendência é que eles acabem se deteriorando, colocando em risco informações importantes. Para que nenhum dado fique de fora, ou seja, perdido a primeira fase da digitalização de documentos que consiste na restauração, quando necessário, limpeza e retirada de grampos.

Durante a preparação dos documentos, os artigos também são separados por temas que englobam os setores a que pertencem, além da data de elaboração e expiração. A partir daí, os documentos são organizados em categorias.

Digitalização dos Documentos:

Após serem classificados e organizados, os documentos são de fato digitalizados, sendo passados no scanner para que sejam transformados em formato digital. Os arquivos são armazenados em mídias ou em um software eletrônico próprio da empresa.

Indexação das imagens dos documentos:

Para agregar mais praticidade para as empresas, o processo de digitalização também prevê a indexação das imagens dos documentos, que consiste no desenvolvimento de um software que possibilita buscar de maneira rápida os arquivos por meio de índices e termos definidos pela própria empresa.

Manutenção da digitalização de documentos:

O processo de digitalização de documentos não termina quando todos os documentos são convertidos em arquivos digitais, pois é feita a manutenção para checar se todos os dados foram armazenados corretamente e conforme previa o projeto.

Quais os benefícios da Digitalização de Documentos?

 

O serviço de digitalização de documentos tem sido cada vez mais procurado pelas empresas, e não é para menos, pois é capaz de promover mudanças bastante significativas no dia a dia das corporações. Veja abaixo, quais são os benefícios da digitalização de documentos:

 

Mais acessibilidade:

Um dos principais benefícios que a digitalização de documentos oferece é mais acessibilidade, pois diferente dos documentos em papel, os arquivos eletrônicos podem ser acessados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo e em diferentes setores da empresa.

– Maior Agilidade Para a Busca de Informações:

A digitalização dos documentos traz mais agilidade para a busca de informações, pois os funcionários não precisam mais ir até o acervo e procurar manualmente os dados que necessitam, basta acessar a mídia ou o sistema em que o arquivo está armazenado para que o computador faça a busca automática, poupando tempo para a realização das demais atividades.

Diversidade de formatos digitais:

A digitalização de documentos tem como vantagem disponibilizar uma diversidade de formatos digitais para a empresa, pois os arquivos podem ser salvos em PDF (Portable Document Format), TIFF (Tagged Image File Format), JPEG (Joint Photographic Experts Group),  GIF (Graphics Interchange Format) e BITMAP (Binary Mapping Photographic). Através destes formatos, os funcionários podem usar os arquivos para diferentes fins, desde impressão até encaminhamento virtual.

–  Desobstrução do espaço físico:

Um dos principais problemas das empresas que armazenam documentos em papel ou outros formatos físicos é a falta de espaço para condicioná-los da forma correta. A digitalização de documentos promove a desobstrução do espaço físico, permitindo que ele seja melhor aproveitado para outra função.

Mais segurança dos documentos:

 As empresas podem obter mais segurança através da digitalização de documentos, pois há menos riscos deles se perderem, pois são concentrados em apenas um lugar e são protegidos por sistemas de segurança, o que impede que eles sejam roubados virtualmente, mantendo os dados em sigilo. O armazenamento dos documentos em mídia também evita que eles sejam condicionados a ambientes inadequados, que geram mofo, envelhecimento e a deterioração.

Redução de custos:

   Ao investir na digitalização de documentos, a empresa reduz custos, visto que não é mais necessários gastar com a manutenção de um espaço físico e de funcionários para fazer o gerenciamento dos arquivos em formato físico.

Novas conversões do documento digital:

Após ser convertido para o formato digital, a imagem eletrônica do documento pode receber novas conversões, podendo ser impressa em papel novamente, usada em planilhas, entre outras possibilidades.

Digitalização de Documentos Pela SIMA:

A digitalização tem que ser feita por uma empresa confiável, que consiga recuperar e converter os documentos do formato físico para o digital sem que as informações sejam perdidas. A SIMA é a melhor opção para quem busca confiança e credibilidade para digitalizar os documentos, oferecendo um serviço de qualidade e otimização nas funções gerenciais e operacionais.

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