Foi recentemente aprovado no Plenário do Senado Federal o Projeto de Lei nº 3814/2020, que busca modificar a Lei Orgânica do SUS, permitindo o compartilhamento de registros em prontuários eletrônicos entre esferas públicas e privadas. Esse marco representa um passo significativo na busca por avanços na área da saúde no Brasil.
O assunto foi discutido na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em uma audiência pública ontem (dia 25 de setembro), às 14h30, a transmissão virtual foi realizada através do portal e-Democracia, prometendo trazer inúmeros benefícios para o sistema de saúde brasileiro.
O Prontuário Eletrônico Único (PEU) é uma proposta que visa revolucionar a gestão da informação médica no país. A deputada Adriana Ventura, proponente da audiência e relatora do projeto, enfatiza a necessidade de avançar na informatização dos serviços de saúde, um passo crucial para uma gestão mais eficiente e acessível.
O sistema de saúde brasileiro, por muito tempo, enfrentou obstáculos relacionados à falta de integração de dados, resultando em dificuldades na gestão, pesquisa e, o mais importante, no atendimento aos pacientes.
Uma das maiores vantagens do Prontuário Eletrônico Único é a possibilidade de reunir todas as informações médicas de um paciente em um único lugar, incluindo dados pessoais como CPF e RG, além de históricos médicos, resultados de exames, prescrições e vacinações.
Isso, sem dúvida, agilizará a prestação de serviços médicos, permitindo que os profissionais de saúde tenham acesso rápido e preciso às informações necessárias para oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes.
Durante momentos difíceis, como, por exemplo, a pandemia de Covid-19, é necessário adotar medidas ágeis para auxiliar em crises sanitárias e melhorar o atendimento médico rotineiro da população. O prontuário eletrônico é uma ferramenta indispensável, oferecendo ajuda para agilizar o diagnóstico e tratamento, coordenar casos, reduzir erros médicos e facilitar a telemedicina.
A deputada Adriana Ventura, que também lidera a Frente Parlamentar Mista de Saúde Digital, busca envolver empresas e especialistas no desenvolvimento dessas iniciativas, promovendo discussões sobre as prioridades na área de saúde digital. Assim como a telemedicina no ano anterior, é fundamental que a saúde digital seja tratada como uma prioridade no parlamento, buscando soluções inovadoras e eficazes para os desafios da saúde no Brasil.
Aqui na Sima você encontra uma equipe formada por analistas da área da Ciência da Informação altamente qualificada que permite atender com excelência e qualidade a demanda de cada cliente. Temos diversos cases de sucesso que incluem implementação de prontuários eletrônicos em clínicas e hospitais públicos e privados.
Entre em contato conosco hoje mesmo através dos nossos canais e solicite uma cotação. Nós estamos sempre prontos para implementar as melhores soluções para otimizar a eficiência da sua equipe.