Edit Content
Fique em contato conosco

Deixe sua solicitação aqui

Blog da Sima

Veja novas notícias e novidades postadas toda semana aqui.

0
+
Corporation Partner

Lorem ipsum dolor.

Compartilhe o Post :

O que as empresas precisam saber sobre a tecnologia na gestão de documentos?

Como você costuma fazer a gestão de documentos da sua empresa?

Lembre-se que, muitos deles são vitais para o desenvolvimento de uma empresa sólida e com bom planejamento, sem contar que outros são simplesmente insubstituíveis e o não correto arquivamento pode gerar grandes danos financeiros ao empreendedor.

Tão veloz quanto à tecnologia, está sendo a substituição do papel na hora de efetuar e arquivar os mais diversos tipos de informações documentais nas empresas e os motivos vão desde segurança, organização até a consciência ambiental que diga-se de passagem, é um marketing fantástico para imagem de seu empreendimento.

Por esses e outros motivos que você terá a oportunidade de conhecer agora, a importância sobre tecnologia na gestão de documentos.

Gestão de documentos, o que é?

Gerir a documentação de uma empresa significa cuidar de todo o ciclo vital das informações do negócio, tais como:

  • Contratos de variados tipos.
  • Notas ficais emitidas e recebidas.
  • Relatórios financeiros.
  • Documentos de R.H.

E qualquer outro tipo de documento que precise de organização, gestão e segurança na armazenagem.

Quais os benefícios que a gestão de documentos pode trazer ao empreendimento?

Contar com uma boa gestão de documentos, pode poupar tempo e dinheiro do empreendedor e do empreendimento, isso porque um sistema bem planejado e executado permite otimização no tempo de busca, além de recuperação e visualizações rápidas, ajudando assim que você não fique sem recursos para nortear suas decisões diante de uma necessidade.

Além desses benefícios é possível citar ainda:

  • Segurança na armazenagem e digitalização documental.
  • Otimização de espaço, tempo e material de trabalho.
  • Agilidade na transmissão de dados documentais.
  • Controle de acesso a documentos sigilosos.
  • Rastreamento e mapeamento de documentos.

Enfim, uma maneira de usar a tecnologia a favor da evolução da sua empresa, através da gestão e organização dos documentos.

Por onde começar a gestão de documentos?

Um grande problema das empresas nos dias atuais é não saber se localizar quando o assunto é organização documental, o desconhecimento do acervo, localização e quantidade de informação pode arruinar o planejamento de várias ações estratégicas para o crescimento do empreendimento, por isso é necessário começar a gestão de documentos o mais breve possível.

Para começar é necessário:

  • Mapear o acervo documental.
  • Qualificar e quantificar os documentos.
  • Entender o fluxo de geração de informações.
  • Entender como é feito a distribuição da informação dentro da empresa.
  • Onde e como armazenar os documentos.
  • Quais as necessidades de uso dos documentos pelos funcionários.

Diante de toda essa gama de informação relevante sobre os documentos da sua empresa, começa a ser traçado um plano de melhoria e implantação de tecnologia adequada para a gestão de documento.

Implantação da gestão de documentos

Após uma análise completa e um entendimento amplo sobre onde a sua empresa está no momento atual em relação à informação e dados, começa a implantação da organização e gestão de documentos, da seguinte forma:

  • Redução do uso de documentos em papel.
  • Implantação de um sistema eletrônico de gestão de documentos adequado às necessidades da empresa.
  • Treinamento adequado dos colaboradores para correta utilização do sistema.
  • Manutenção constante dos documentos.

É importante lembrar ao empreendedor que toda mudança ou saída da zona de conforto, pode causar um momentâneo cenário desalinho, mas não se engane, isso é apenas o que seus olhos podem ver, a verdade é que a organização documental está de uma vez por todas entrando nos eixos e essas mudanças são necessárias e benéficas ao empreendimento.

Portanto, garanta o futuro da sua empresa coloque cada coisa em seu lugar!

Gestão de documentos uma necessidade para sua empresa!

Faça seu Orçamento

Arquivos
Veja Mais

Últimos Posts