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Digitalização de documentos no setor acadêmico

Sua instituição cumpre as exigências do Governo Federal em relação à documentação?

Saiba que a digitalização de documentos no setor acadêmico deixou de ser apenas  uma tecnologia que apresenta vantagens, para se tornar algo exigido por lei e que deve ser cumprido dentro de um prazo.

O decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, é uma resolução do Governo Federal para todas as instituições de ensino que oferecem curso superior de graduação e pós-graduação no Brasil. Para nós, o artigo 104 apresenta alguns dos mais importantes pontos sobre a digitalização de documentos: Veja o trecho que separamos:

 

 “Art. 104. Os documentos que compõem o acervo acadêmico das IES na data de publicação deste Decreto serão convertidos para o meio digital, mediante a utilização de métodos que garantam a integridade e a autenticidade de todas as informações contidas nos documentos originais, nos termos da legislação.”…

 

Ou seja, esse decreto apresenta prazos e condições para que as IES e suas mantenedoras convertam seus documentos acadêmicos para o meio digital. São eles: documentos dos cursos de graduação e pós-graduação, pesquisas, dossiê dos alunos, da secretaria acadêmica, da direção, frequência, atas de reuniões, enfim quaisquer documentos referentes à IES e aos alunos.

Portanto, este post é para você que deseja aplicar a tecnologia de digitalização de documentos à sua instituição, com o cumprimento dos requisitos legais e consequentes resultados práticos.

Continue lendo para entender como você pode fazer isso, começando pela importância da digitalização no setor acadêmico até o processo e contratação do serviço.

Vamos conferir?

Por que a digitalização de documentos no setor acadêmico é importante?

 

  • Segurança e integridade das informações

Evite perdas, extravios e acessos não autorizados aos documentos.

  • Agilidade

Recuperação da informação/documento de forma rápida e eficaz, disponível para toda equipe de trabalho.

  • Redução de custos

Melhoria significativa da produtividade, com redução de custos operacionais e economia de tempo.

  • Maior organização das informações, reduzindo risco de perda de documentos

Com os documentos digitalizados, fica muito mais fácil fazer consultas, mesmo que o documento seja antigo.

  • Otimização de espaço físico

Com a digitalização não é preciso guardar tantos papéis, o que economiza espaço. Não tem mais necessidade de estantes e arquivos físicos.

  • Conformidade com a legislação e meio ambiente

Cumprimento dos requisitos para digitalização de documentos no setor acadêmico previstos por lei, garantindo o recredenciamento da instituição e a manutenção do padrão de qualidade, além de reduzir os impactos ambientais causados pela produção e acúmulo de papéis.

Como funciona o processo de digitalização de documentos?

 

  1. Primeiro momento – preparação dos documentos;
  • remoção de grampos, clips e espiral;
  • recondicionamento de documentos amassados;
  • restauração de páginas rasgadas.
  1. Segundo momento – digitalização dos documentos
  • Processo de captura das imagens para o meio digital. Os documentos são armazenados em mídias ou em um software eletrônico próprio da empresa, no caso da Sima, o GED Alfresco.
  1. Terceiro momento – conferência
  • Inspecionar e revisar as imagens para garantir a qualidade do arquivo capturado.
  1. Quarto momento – indexação das imagens dos documentos:
  • Enviar os arquivos para o sistema, de acordo com as especificações de cada cliente.
  1. Quinto momento – entrega dos documentos:
  • Acesso do nosso cliente aos documentos por meio de mídia externa ou software Alfresco.

Para ficarem ainda mais práticos a guarda e acesso de seus documentos, a nossa plataforma GED Alfresco possibilita:

  • facilidade de catalogação e pesquisa aos documentos;
  • acesso remoto;
  • acesso simultâneo;
  • colaboração;
  • gestão uniforme de processos;
  • controle de fluxo de trabalho, responsabilidade e prazos.

E não para por aqui. Além de todos esses ganhos descritos acima, com a digitalização de documentos você terá o arquivamento automático de conteúdo e a automação do processo de análise documental. O que significa credibilidade e ausência de erros manuais.

Como contratar o serviço

 

Depois de ter lido este conteúdo, você deve ter entendido sobre as melhorias que a digitalização de documentos traz para o setor acadêmico e como ela é aplicada ao negócio, sempre de acordo com os pontos obrigatórios definidos pelo Governo Federal em relação às instituições.

Se você precisa guardar e preservar seus documentos e busca uma empresa confiável que oferece o serviço, conheça todo o processo realizado pela SIMA para você ficar tranquilo com a sua documentação.

A gestão eletrônica de documentos na SIMA Gestão atende de maneira completa, proporcionando flexibilidade às IES para evolução do atendimento a outros processos acadêmico, de maneira acessível, segura e eficiente.

Agora é hora de se aprofundar sobre os temas relacionados! Confira nossos posts Avaliação do MEC em Bibliotecas Universitárias para se informar sobre o que é exigido para regulamentação das instituições de ensino e como tornar a sua biblioteca universitária bem sucedida, que apresenta os indicadores de qualidade em bibliotecas universitárias.

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