ECM (Enterprise Content Management – gerenciamento de conteúdo empresarial) é o conjunto de estratégias, métodos e ferramentas para capturar, armazenar, gerir, preservar e disponibilizar conteúdo corporativo.
- Capturar resume-se a entrada de conteúdo no sistema.
- Gerenciar é a utilização de normas e padrões de organização dos documentos para que os mesmos possam ser encontrados e utilizados pelos usuários.
- Armazenar é a infraestrutura adequada para gerenciamento de toda informação/documentos.
- Preservar refere-se aos cuidados de longa duração do documento – arquivamento adequado para utilização no futuro caso a empresa necessite.
- Disponibilizar é a entrega do documento para os usuários quando for solicitado.
Uma solução de gestão de conteúdo empresarial (ECM) geralmente é percebida quando uma empresa identifica a necessidade de gerenciar o excesso de documentos em papel ou informações não estruturadas, o que causa problemas no processo, acesso e armazenamento de documentos.
A tecnologia de ECM permite:
- Consulta on-line às pastas/documentos digitais no computador;
- Eliminação do trabalho e dos controles associados à solicitação, envio/recebimento e devolução dos documentos em papel como: malote, copias e outros;
- Liberação de espaço físico nos setores, com a possibilidade de envio de documentos para um espaço exclusivo destinado ao arquivo;
- Segurança e controle da documentação;
- Consultas simultâneas ao mesmo documento.
Nossa solução ECM
Alfresco é uma plataforma de conteúdo corporativo que pode ser usado na nuvem. Ele armazena e compartilha os documentos da sua empresa. Como solução de ECM combina eficiência, colaboração, controle, agilidade e flexibilidade no acesso aos documentos. Alfresco permite o gerenciamento de documentos, colaboração e automação de processos sincronizados com a nuvem. A plataforma de conteúdo permite gerenciar qualquer tipo de conteúdo: a partir de documentos de escritório simples, com imagens digitalizadas, fotografias e arquivos de vídeo. O recurso de fluxo de trabalho incorporado permite às empresas automatizar os processos de negócios de documentos economizando tempo e dinheiro.